erp

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) é uma resposta social, desenvolvida em equipamento de alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente para pessoas idosas de ambos os sexos, desintegradas do meio social e/ou familiar, não autónomas na satisfação das suas necessidades básicas.
A resposta social (ERPI) foi considera essencial para o campo de intervenção da Associação de Apoio Social Freixial Campo, uma vez que veio complementar a respostas sociais já existente – o Serviço de Apoio Domiciliário e o Centro de Dia. Pois ao longo dos anos de intervenção apenas com o Serviço de Apoio Domiciliário, e posteriormente com o Centro de Dia, verificou-se que existem situações em que era impossível ajustar os serviços dessa respostas diurnas, às necessidades dos utentes – é por exemplo o caso dos idosos com demência que necessitam vigilância constante 24 horas/dia.
A ERPI tem capacidade para 26 residentes e acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP/Centro Distrital de Castelo Branco para 10 residentes.